17 de mai. de 2009

Cinema de qualidade vindo da África

A África do Sul vem despontando com um dos destinos preferidos dos produtores de cinema. Além de sua extrema beleza natural e da característica de ser um país de língua inglesa, o que mais atrai as produtoras é o preço. Rodar um filme na África do Sul sai muito mais barato do que fazê-lo nos Estados Unidos ou Inglaterra.

Além de barata, a indústria cinematográfica sulafricana é extramamente desenvolvida - herança da publicidade do país, considerada uma das melhores do mundo. E assim como Hollywood é a capital do cinema norte-americano (e mundial), na África do Sul quem exerce essa função é a bela Cape Town (Cidade do Cabo).

Filmes como Diamente de Sangue (2006), Hotel Ruanda (2004), Deu Zebra (2005) e Os Suspeitos (2007), foram filmados no país.

Mas nem só de parcerias vive o cinema sulafricano. Os filmes 100% nacionais também vem se destacando cada vez mais. Em 2006, Infância Roubada (Tsotsi), do diretor Gavin Hood, levou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. O longa acompanha a vida do peronsagem Tsotsi, morador de uma favela da cidade de Johanesburgo.

Uma noite, após sair ganhador de uma sangrenta briga de bar, Tsotsi rouba um carro. Enquanto acelera pela noite, ouve um barulho no banco de trás e acaba sofrendo um acidente. Na traseira do carro, descobre um bebê. Sem saber o que fazer, leva-o para a favela em que vive. Lá, convencerá a jovem mãe Miriam a cuidar da criança, numa relação que logo provocará mais confrontos. Baseado no romance de mesmo nome, único trabalho em literatura do famoso dramaturgo sul-africano Athol Fugard.

Confira o trailer:



Infância Roubada segue a linha adotada pelo brasileiro Cidade de Deus e, recentemente, pelo filme indiano Quem Quer Ser um Milionário, mostrando o constrate social existente em cidades ricas desses países.

Além de filmes, a África do Sul exporta também talentos. São naturais daquele país a atriz Charlize Theron (Diamante de Sangue) e o diretor Gavin Hood, responsável pela direção de X-Men Origens: Wolverine.

4 comentários:

Paulo Alt disse...

Charlize Theron é natural de lá? Tá brincando? o.0 Nunca ia adivinhar.
Eu não sou mto fan de filmes que mostrem o constraste social, nem que sigam a linha "Cidade de Deus"... mas por ser um longa de um outro país, algo diferente, eu arriscaria sim assistir.
teh mais

www.theywatchus.blogspot.com

Anônimo disse...

achei o trailer interessante, mas nao vi esse filme na locadora?na

Breno Reis disse...

Ná, tem o filme na locadora sim :]

E Paulo, sim a Charlize é da África do Sul. Aliás, a cidade de Cape Town, na foto no post, é cheia de louraças como ela :]

Paulo Alt disse...

o.0
opa... hieoahioeah
dá uma passeada por lá hoeiehaoi
ela eh bonita de qualquer jeito
ficô mto linda tb morena em Aeon Flux