18 de set. de 2009

Paranormal Activity

Filmes de terror que custam milhões de dólares e que não botam medo nenhum não são nenhuma novidade. Ultimamente, aliás, Hollywood tem abusado tanto dos efeitos especiais em seus filmes de horror - e investido pouco em boas histórias - que acaba mesmo é arrancando risos da platéia.

Os filmes de terror que realmente botam medo são aqueles que usam apenas o necessário em matéria de efeitos especiais e que expõem de maneira sutil o vilão/monstro/entidade/etc - além de possuirem um enredo convincente, claro. São os casos de Halloween, A Bruxa de Blair, O Exorcista, O Iluminado e A Profecia, por exemplo. Quem não se encolhia na cadeira ao ver o pequenino Damien?

A Bruxa de Blair (1999) talvez seja o caso mais bem sucedido em matéria de investimento e retorno financeiro em um filme de terror. Produzido com "apenas" 60 mil dólares, o longa foi divulgado (principalmente através da internet) como se fosse uma história real. Resultado: bilheteria mundial de mais 240 milhões de dólares. E convenhamos, o filme dá medo!

Esse ano, um novo filme promete seguir o mesmo caminho: Paranormal Activity (Atividade Paranormal), com estréia amaericana prevista para o final de setembro.

Filmado no estilo 'câmera amadora', Paranormal Activity apresenta o drama de um casal que se muda para uma nova casa e começa a ser perturbado por acontecimentos estranhos durante a madrugada, principalmente quando estão dormindo. Eles então resolvem espalhar câmeras pela casa e o resultado são imagens... bem, é melhor vocês assistirem o trailer e verem com os próprios olhos:



Recentemente, uma sessão especial do filme foi apresentada para algumas pessoas nos Estados Unidos. A reação da platéia foi filmada durante toda a sessão e mostra que Paranormal Activity promete! Veja:


Site do filme: http://www.paranormalmovie.com/
Twitter:
http://twitter.com/TweetYourScream

17 de set. de 2009

Patrick Swayze era grande!

Após uma longa e difícil luta contra o câncer, o ator Patrick Swayze deixou os palcos da Terra para um bem melhor. Tudo bem, Swayze pode não ter sido o melhor ator do mundo - e ele mesmo parecia não ligar a mínima para isso - mas existiam certos aspectos nele que nos faziam enxergá-lo como um dos grandes. Eis apenas algumas das inúmeras provas disso:

1. Patrick Swayze protagonizou uma das cenas mais memoráveis do cinema em um dos filmes mais assistidos na Sessão da Tarde: Ghost!



2. Ele se casou com a dançarina Lise Niemi em 1975 e, contrariando as leis de Hollywood, ambos permeneceram juntos até a sua morte.

3. Mesmo doente, Swayze continuou trabalhando. Ele filmou uma temporada da série The Beast, da A&E americana.

4. Apesar de ser um cara durão, ele foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Ator pela interpretação de uma drag queen no filme Para Wong Foo, Obrigado Por Tudo.

5. Patrick Swayze era ator, dançarino, cantor e compositor. E ele provou isso em Dirty Dancing, ao atuar, dançar, cantar e co-escrever a canção She's Like The Wind.



6. Ele tem uma estrela na Calçada da Fama, mais precisamente na Hollywood Boulevard, 7018.

Existem vários outros exemplos, mas creio que não há necessidade de mais provas de que Patrick Swayze era grande. Certo? Para finalizar, a dança final do filme Dirty Dancing ao som de The Time of My Life:

16 de set. de 2009

Watch Watchmen

Sou uma dessas pessoas que valorizam a abertura de um filme. Aqueles que já começam usando um travelling em plano geral, geralmente mostrando a paisagem de uma cidade, enquanto apresentam os nomes dos atores, produtores e diretores já me desanimam logo de cara.

Para mim, o início, aquela parte onde você deve começar a esquecer o mundo real e se concentrar no enredo, precisa ser criativa e eficiente, principalmente em filmes que abusam da ficção.


É o caso da abertura de Watchmen, filme que só fui assistir recentemente. Sim, eu sei que demorei - e cada vez estou mais convencido: não dê ouvidos para as opiniões dos outros. Watchmen é simplesmente sensacional! É um filme inspirado nos super-heróis dos quadrinhos de mesmo nome que não pretende ser outra coisa a não ser isso mesmo. E o faz com muita competência: ótimos atores, excelente trilha sonora, fotografia e cenografia de babar e enredo digno de um
comic book.

Mas o que eu mais gostei no filme foi mesmo a abertura. Muito bem editada, ela mostra imagens que viajam pelos anos 60, 70 e 80 apresentando a quem assiste um mundo que é o nosso mas onde os super-heróis e vilões são reais.
Eles não só são reais como estão inseridos em momentos marcantes da nossa história, como no assassinato do presidente Kennedy e nas telas de Andy Warhol. E tudo isso ao som de The Times They Are A-Changin', do Bob Dylan.

Andy Warhol retratando Nite Owl em sua Pop-Art (acima) e Fidel Castro (abaixo).

Para quem ainda não viu Watchmen, vai a dica. Para quem já viu, não custa nada rever a abertura ao som de Dylan:
clique aqui para assistir no YouTube (não foi possível incorporar o vídeo aqui por restrição de quem postou).

Watchman foi dirigido por Zack Snyder, de 300, e tem em seu elenco Jackie Earle Haley e Jeffrey Dean Morgan.