9 de mai. de 2009

Além dos créditos finais

Existiu uma época em que os créditos finais dos filmes eram apenas letreiros com nomes e mais nomes, indicando todos aqueles envolvidos na produção do longa. Para o público em geral era o momento de se levantar da poltrona e ir embora. Somente os mais aficionados ficavam na sala prestando atenção - na maioria das vezes para descobrir o nome da música tema, do ator que interpretou determinado personagem ou, até mesmo, dos responsáveis pelos efeitos especiais.

Mas aos poucos os cineastas tiveram a brilhante idéia de recompensar essas pessoas, acrescentando ali algumas cenas extras. Essa 'nova' prática é muito comum nas comédias 'semi-profissionais' estilo Judd Apatow e Will Ferrel, filmes que gravam tantas horas de material que fica impossível encaixar todos os bons momentos em apenas 90 minutos; e também nos grandes blockbusters de superheróis, cujos enredos vão além de um único capítulo. Neste segundo caso, aliás, as cenas extras ajudam também a reforçar a história ou mesmo preparar terreno para uma futura continuação.


Esse tipo de tendência - se é que podemos chamar assim - é praticada nos recentes sucessos Iron Man, Transformers e X-Men Origens: Wolverine, mas a maioria das pessoas acaba nem se dando conta.
Eu mesmo perdi a cena extra de Wolverine...

Em Constantine (2005) também podemos conferir uma cena extra depois dos créditos. Ela mostra o personagem de Keanu Reeves visitando o túmulo do amigo Chas Kramer, interpretado pelo ótimo Shia LaBeouf. Antes de John Constantine deixar o local, Chas ressurge na forma de um anjo para logo depois desaparecer voando. A cena não é importante para o entendimento da trama, mas pode servir como pista sobre uma futura continuação.

Cenas extras são cada vez mais recentes. Na minha próxima ida ao cinema ficarei até o final dos créditos. Bem, dependendo do filme, é claro.

Para quem quiser conferir a cena de Constantine que citei, basta assistir no vídeo abaixo:


7 de mai. de 2009

Tarantino é um bastardo

A agência responsável pela divulgação do aguardado novo filme de Quentin Tarantino (Inglourious Basterds), lançou três posteres sensacionais na internet, com as fotos dos atores Brad Pitt, Diane Kruger e Eli Roth. Para ampliar basta clicar em cima das imagens.

"Brad Pitt é um bastardo"



Em um post anterior eu já havia comentado sobre o filme, cujo tema é o nazismo. E como se trata de uma obra de Tarantino, podemos esperar muita violência e uma ótima trilha sonora. Quem quiser ler sobre o post anterior e também ver o trailer do filme, é só clicar aqui.

Inglorious Basterds estréia dia 29 de outubro nos cinemas do Brasil.

6 de mai. de 2009

Mulheres e as mentiras que Hollywood conta

As mulheres adoram assistir a filmes românticos ou dramáticos. Pode perguntar a qualquer uma das que você conhece qual o filme favorito dela e a chance de você ouvir algo como Moulin Rouge é bem grande. Experimente assistir a um filme desses ao lado de uma delas e você escutará frases como "por que não encontro um homem assim?". Bem, senhoritas, é porque... ELES NÃO EXISTEM.

Não me leve a mal. Não estou falando isso apenas por ser homem. Só quero dizer que os filmes descrevem o sexo masculino de uma maneira fictícia, fazendo com que algumas mulheres - principalmente as mais jovens - criem falsas expectativas a respeito de seus futuros namorados ou maridos. Portanto, é peciso lembrar algumas coisas a essas mulheres que ainda vivem perdidas entre o mundo do cinema, todo perfeito, e o mundo real, nem tão perfeito assim.


Certo, vamos tentar fazer isso da maneira mais fácil. Nos filmes, as mocinhas geralmente se apaixonam pelo protagonista mais boa pinta, e que faz tudo por ela - enfrenta a família, abandona o emprego, bate nos vilões, sai do carro em um congestionamento e corre, na chuva, até seu encontro. Isso faz com que as garotas na vida real usem aquele personagem como base de comparação em seus próprios relacionamentos. Por mais que você queira, seu príncipe encantado não vai se parecer com o Robert Pattinson - me desculpe! E aí elas se decepcionam quando o gesto de amor mais parecido que acabam ganhando dos parceiros são quando eles, voluntariamente, cedem a última coxinha da bandeija.

De acordo com Hollywood, as mulheres só estão interessadas em tentar se casar, planejar o casamento e jogar o buquê para as amigas (e talvez tentar se casar denovo, dessa vez com o homem certo). Segundo os filmes as garotas solteiras são infelizes - elas abrem uma garrafa de vodka, enchem a cara e cantam All By Myself no karaoquê.

Vida profissional? Carreira? Elas não pensam nisso - quem aí viu o Diabo Veste Prada notou que depois de ralar dobrado e enfrentar o dragão em pessoa, a mocinha abriu mão da carreira para ficar com o rapaz... Ter uma carreira não é ruim, garotas.

É muito fácil encontrar também aquela mulher que sonha com o homem da sua vida interropendo o casamento (como eles fazem no filmes) e fugindo com ela em uma motocicleta - nunca entendi isso - para então viverem felizes para sempre. Cá entre nós, se isso realmente acontecesse, não seria dessa maneira. Ambos com certeza iriam sofrer diversos processos e ainda teriam que se esconder em algum lugar remoto para fugir das ameaças da família do noivo abandonado.

Enfim... o que eu quero dizer é que, enquanto você fica aí sonhando com o seu Brad Pitt, até a Jennifer Aniston já se deu conta de que a vida real é bem diferente dos filmes.

4 de mai. de 2009

Músicas para James Bond

Uma das melhores coisas em aguardar um novo filme de James Bond é ficar na espectativa para saber qual banda ou cator(a) será escolhido para produzir a música tema (Não seria demais ter uma música do The Killers? Ou do Kings of Leon?). Essas canções são ouvidas por gerações, e eternizadas nos pacotes de DVD's que encontramos por aí. Algumas delas acabam ainda recebendo tanta atenção quanto o próprio filme.

Escolhi algumas das minhas preferidas, que por coincidência são também dos filmes mais recentes. Além de se encaixarem perfeitamente na abertura, fizeram também bastante sucesso nas rádios e resultaram em belos vídeo clipes.


007: Casino Royale
"You Know My Name" Chris Cornell


007: Um Novo Dia Para Morrer
Madonna- Die another day


007: Quantum of Solace
Alicia Keys and Jack White - Another Way to Die


Bond, James Bond

3 de mai. de 2009

Comunicado :]

Amigos, infelizmente (ou felizmente) terei menos tempo para postar diariamente a partir de hoje. Recebi uma proposta e já nesta Segunda começo a trabalhar full time em uma agência de propaganda. Mas prometo me esforçar para postar algumas vezes na semana.

Gostaria de agradecer a todos que visitam este blog diariamente desde o começo e àqueles que sempre comentam. Neste curto espaço de tempo foram inúmeras visitas diárias e apenas comentários positivos, o que me deixou muito feliz.

Bom, é isso. A partir de hoje não postarei todos os dias, mas manterei o blog atualizado.

Abraço :]