22 de set. de 2009

E o fim do mundo está aí, denovo!

É impressão minha ou o fim do mundo tem acontecido frequentemente nos filmes? Um dia desses aluguei Presságio e fiquei surpreso ao ver a Terra sendo destruída no final. CALMA, saber que o mundo acaba no final de Presságio não vai estragar a experiência de assisti-lo, pois esse não é o desfecho principal - acredite.

Em Armagedon o fim do mundo chegou bem perto de acontecer, é verdade. Mas tínhamos o Bruce Willis para nos salvar nos últimos segundos. Presenciamos também uma Terra supostamente devastada em Eu Sou A Lenda, mas novamente no final descobrimos que ainda existia esperança.

Podemos citar também O Dia Depois de Amanhã. Mesmo com a era glacial de volta, nós - com a ajuda dos americanos, é claro - conseguimos dar a volta por cima. E em O Exterminador do Futuro, lá estava John Connor para salvar a humanidade da total extinção.


Já em Presságio... adeus, Terra! Sem chance. Bye bye.

Este ano, um outro filme promete aniquilar todas as formas de vida do nosso pobre planeta: 2012 - cujo trailer você pode conferir abaixo. No longa, dirigido por Roland Emmerich e estrelado por John Cusack e Amanda Peet, nem o Cristo Redentor é poupado. Emmerich, aliás, também está por trás de Independence Day e O Dia Depois de Amanhã. A história de 2012 gira em torno da profecia Maia que diz que o mundo vai realmente acabar em 21 de dezembro de 2012.



Bem, nós já estamos acostumados com isso. Lembro que nos avisaram que o fim do mundo aconteceria
no ano 2000. Depois, mudaram para 2001. Agora, é em 2012. Mas bem que podiam adiar para depois da Copa de 2014!

2012 está previsto para estreiar dia 13 de Dezembro no Brasil.

21 de set. de 2009

Distrito 9 - apartheid interplanetário

Alguns meses atrás eu criei um post aqui falando sobre o crescimento da indústria cinematográfica na África do Sul, principalmente pelo fato do país oferecer infraestrutura de primeiro mundo a um preço baixo. E a ficção científica Distrito 9 está aí para provar que eu não estava falando bobeira.

A história do filme tem início há 28 anos quando uma nave extraterrestre 'estaciona' sobre a cidade de Joannesburgo, na África do Sul, por falta de combustível. Impedidos de voltar ao planeta de origem, os alieníginas se tornam refugiados em uma grande área denominada Distrito 9.

Em uma clara referência ao cruel regime racial do apartheid, onde os negros não podiam frequentar os mesmos lugares do brancos, os extraterrestres, cuja aparência é semelhante a um camarão humanizado, também são discriminados pela população terrestre e pelo governo.

Conflitos são iniciados quando o principal opositor à presença dos alienígias na Terra entra em contato com uma substância desconhecida e passa a sofrer alterações genéticas; e a empresa responsável por monitorar o Distrito 9 quer na verdade produzir armas com a tecnologia extraterrestre.

O longa, dirigido pelo sul-africano Neill Blomkamp e produzido por Peter Jackson, foi filmado nas periferias reais de Joannesburgo, mais precisamente na township (a favela de lá) Soweto, ao custo de 30 milhões de dólares e usando atores completamente desconhecidos. Como todo bom azarão, Distrito 9 recebeu inúmeros elogios da crítica especializada e arrecadou até agora mais de 110 milhões de dólares apenas nos Estados Unidos, pagando todo seu custo de produção já no final de semana de estreia.

Blomkamp criou a história inspirado na sua infância sob o regime do apartheid e nas recentes perseguições a imigrantes do Zimbábue que ocorreram na África do Sul.


Filmado com o intuito de parecer um documentário real, Distrito 9 recebeu nota máxima de revistas como Variety e Hollywood Reporter, sendo considerado a mais criativa ficção científica da década.

Confira o trailer:
District 9
Enviado por victorvharo. - Temporadas completas e episódios inteiros online

O filme deve estreiar no Brasil no final de Outubro.