2 de mai. de 2009

Wolverine, coadjuvante?

Fui conferir X-Men Origens: Wolverine nos cinemas. A estréia brasileira aconteceu nesta Quinta-Feira, um dia antes da estréia mundial (aproveitando o feriado).

O filme não é ruim, muito pelo contrário - tem um enredo justificável, ótimos efeitos especiais, trilha sonora eficiente e, principalmente, excelente atores. Mas é justamente por este último motivo que acaba desapontando um pouco. O enredo é tão preocupado em focar apenas a história de
Logan que acaba perdendo a oportunidade de explorar melhor os outros atores que, na minha opinião, se mostram muito mais interessantes que o próprio Hugh Jackman (talvez a resposta esteja neste detalhe). Tudo bem, eu sei que se trata de um filme DO Wolverine, um personagem solitário por natureza, mas ainda assim acredito que usar mais os outros atores só acrescentaria pontos fortes ao longa.

São os já conhecidos Dominic Monaghan, Ryan Raynolds e Kevin Durand, cujos personagens deixo para você conferir no cinema, e o 'novato' Taylor Kitsch que vive Gambit, o famoso mutante que possui habilidades especiais com cartas de baralho. Liev Schreiber também está muito bem no papel do vilão Dentes de Sabre - eterno inimigo de Wolverine (o filme explica o porque dessa ligação tão forte entre dois personagens).

Ao final da sessão, porém, as frases mais ouvidas talvez tenham sido: "O Gambit é o mais legal" e "O que diabos o Will.I.Am está fazendo ali?". Estou certo Dani?

Não ficarei surpreso, no entando, se um novo filme sobre a vida de
Wolverine for anunciado logo em breve. Isso porque a frase final do personagem deixa essa pista no ar - "Vou encontrar meu próprio caminho", avisa o mutante.

Trailer:

1 de mai. de 2009

Feriado!

30 de abr. de 2009

Os Goonies 20 anos depois...

Os Goonies juntos denovo? Sim, é verdade. Mas calma, não é para um novo filme. Infelizmente. O motido da reunião entre os atores e o diretor Steven Spielberg foi a comemoração dos 20 anos da revista Empire - eles estiveram juntos em um set para a produção de uma foto a ser inserida na edição comemorativa da revista.

A 10 anos atrás, o elenco também havia se reunido para o lançamendo do Dvd do filme. Porém, naquela ocasião, Steven Spielberg não esteve presente. Os Goonies é um dos clássicos dos anos 80 e, creio eu, dispensa apresentações.

Clique aqui para ver a foto acima em tanho maior.

Para acompanhar o making of desse encontro, basta assistir o vídeo abaixo:



E para aqueles que quiserem relembrar as cenas dessa incrível aventura, ao som da música tema, Good Enough, cantada pela lendária Cindy Lauper, bata pressionar o play na janela abaixo.


29 de abr. de 2009

O grande Stan Winston

Algumas das lembranças mais valiosas que tenho de alguns filmes são seus personagens. E dentre esses personagens, os que mais me impressionaram com certeza foram aqueles criados por Stan Winston. Não estou falando da personalidade do personagem, mas sim do ser físico - maquiagem, roupas, efeitos animatrônicos, etc.

Um homem que possui tesouras no lugar das mãos. Ahn? Isso parece estupidez. Mas graças a Stan Winston, Tim Burton e Johnny Depp puderam dar vida ao personagem do filme Edward Mãos de Tesoura. Ao invés de amedrontador e cruel, Edward é bondoso e inocente, às vezes completamente desastrado; e Winston fez suas tesouras, roupas e aparência tão expressivas quanto a performance de Depp.

O mesmo ocorreu em Batman Returns, onde Winston foi o responsável pela concepção do Pinguim, interpretado por Denny DeVito. A imagem daquela criatura bizarra usando uma cartola e um casaco de pele, dizendo "
Pinguim é um pássarao que não pode voar. Eu sou um homem! Eu tenho um nome!", é um dos momentos mais memoráveis do cinema baseado nos quadrinhos.

E quem aí não ficou apavorado com as criaturas do filme Alien, de James Cameron? O filme é sensacional, mas sem aqueles monstrengos e suas babas ácidas não teria a menor graça. Mais uma vez quem estava por trás desses personagens assustadores era Stan Winston. Santo deus, aquelas criaturas eram grandes, perigosas e REAIS!

Winston também foi o responsável pelos dinossauros de Jurassic Park, pelos cyborgs de A.I. Inteligência Artificial, pelo temido Predador (que mais tarde se encontrou com os Aliens), pelos vingativos robôs de Exterminador do Futuro (outro filmaço), entre outros.

Infelizmente esse gênio do cinema partiu dessa para melhor em junho do ano passado, com apenas 62 anos de idade. Mas com certeza ele nunca será esquecido. Seu legado está imortalizado no cinema e na mente de todos nós.

No vídeo abaixo é possível acompanhar os trabalhos dele em Jurassic Park III - detalhe apra o tamanho do boneco animatrônico do tiranossauro, na parte final do vídeo:


28 de abr. de 2009

Músicas vencedoras do Oscar #2

Você quer conhecer melhor a cultura indiana sem precisar se submeter à tortura cerebral das novela da Glória Perez? O filme Quem Quer Ser Um Milionário (Slumdog Millionaire), vencedor do Oscar de Melhor Filme deste ano, é uma obra prima que te apresenta a Índia de maneira realista, com indianos de verdade. E ainda por cima tem uma trilha sonora espetacular:

Música:
Jai Ho
Artista:
A.R. Haman
Filme:
Quem Quer Ser Um Milionário? (Slumdog Millionaire)
Ano:
2008

jai ho- indian song


Quem Quer Ser Um Milionário acompanha a história de Jamal (Dev Patel), um garoto pobre nascido em uma favela de Mumbai, que vence o programa televisivo Quem Quer Ser Um Milionário (semelhante ao nosso Show do Milhão). Acusado de fraude pelos produtores do programa, o jovem é preso e interrogado. Como um rapaz pobre como ele soube todas as respostas? A) ele trapaceou; B) ele teve sorte; C) ele é um gênio; D) estava escrito.

O filme, dirigido por
Danny Boyle, é uma adaptação do livro Q&A, do autor indiano Vikas Swarup, e arrecadou mais de 325 milhões de dólares em todo o mundo. A produção custou 'apenas' 15 milhões.

Quem Quer Ser Um Milionário
foi vencedor de 8 Oscars (Melhor Diretor, Roteiro Adptado, Trilha Sonora, Edição, Fotografia, Mixagem de Som e Canção Orginal), 7 BAFTA's e 4 Globos de Ouro.

Os atores que participaram do filme são indianos e, após o filme, viraram celebridades no país.


O grupo 'musical' americano
Pussycat Dolls fez uma regravação da música, acrescentando a voz da vocalista Nicolle Scherzinger ao som de A. R. Haman. O título é "You're My Destiny".

27 de abr. de 2009

O seu cinema em casa

Cada vez mais eu vejo pessoas falando que não vão mais ao cinema pois preferem esperar para assistir aos filmes em casa, alegando ser mais confortável. Eu digo: balela! Mesmo que você seja super-rico e tenha uma gigantesca tv full hd combinada com um potente esquema de áudio surround, a experiência não é a mesma de uma sala de cinema.

Ir ao cinema pode ter seus contras (celulares, filas, crianças pentelhas), mas os pontos positivos são maiores, principalmente pelo fato de ser uma experiência compartilhada com inúmeras pessoas - pipocas, risadas, e algumas vezes uns amassos na última fileira.

Mas se você não dá o braço a torcer e ainda assim prefere assistir aos filmes em casa, saiba que é possível deixar sua sala um pouco mais parecida com a salas de cinema.

Primeiro passo: a imagem!
Aqueles com dinheiro sobrando já possuem um ponto a mais - gigantescas, modernas telas widescreen que tomam toda a parede da sala, ou até mesmo um projetor de alta definição. Mas mesmo assim nada adianta se o local é muito iluminado. Para criar um clima digno de cinema é preciso um ambiente escuro. Como? Cortinas! Elas são baratas e eficientes.

Segundo passo: o som!
Qual a graça em assistir a um filme como Jurassic Park se o som dos rugidos (?) do tiranossauro rex mais parecem com mugidos de um boi? E qual a emoção em se assistir a um musical como Mamma Mia se a impressão é de que o disco do ABBA está tocando em uma vitrola? O som é tão indispensável quanto a imagem e, o melhor de tudo, é que você já consegue encontrar bons speakers por preços bem acessíveis. Compre aquele que cabe no seu orçamento, mas lembre-se: não vale a pena adquirir um super-uhul-yeah home theater se a sua tv ainda for aquelas com mais de 15 cm de espessura (neste caso invista na tv primeiro).

Terceiro passo: os assentos!
Toda sala possui sofás - pelo menos todas as que conheci na minha vida - e, ao menos que você goste de assistir a um filme sozinho, assentos extras (para os convidados) são necessários. A melhor maneira de arrumar isso sem precisar de um sofá novo é comprar alguns pufes. Sim, pufes são confortáveis e práticos - podem ser mudados de lugar facilmente - além de serem baratos (não estou falando daqueles que você encontra na Tok & Stok). Assistir a um filme com os amigos é muito mais divertido do que sozinho. Você pode discutir a história no final, rir junto com eles ou das risadas deles. E o que é mais divertido do que ver seu amigo pulando de susto em um filme de terror?

Quarto passo: pipoca!
Nenhuma sessão de cinema é completa sem um belo balde de pipoca. Mas nada de servir nos saquinhos de microondas. Arrume uma bandeja digna, de preferência parecida com as que você encontra nos multiplex (leve com você da próxima vez que for ao cinema, basta lavar que estará nova). E uma manteguinha por cima também não faz mal a ninguém, pelo menos tecnicamente.

Quinto passo: seja criativo!
Sua 'sala de cinema caseira' só fará sucesso se você for um bom anfitrião e criativo. Convide seus amigos naquelas noites que ninguém está a fim de pegar uma balada, e não no mesmo dia que vai rolar o churrascão da galera. Sms, Twitter, Msn, Orkut - sinta-se à vontade para escolher o melhor canal para avisá-los. Ah, claro... vocês estão em casa, e em casa as bebidas alcóolicas não são proibidas.

Divirta-se, a sessão já vai começar.