21 de mar. de 2009

Judd Apatow, a bola da vez.

Alguns anos atrás poucos conheciam esta personalidade da foto ao lado. Ok, ainda hoje sua cara não é lá das mais famosas, pelo menos entre o público brasileiro. Mas o mesmo não podemos dizer do seu nome e dos seus filmes. Trata-se do diretor, roteirista, produtor, e às vezes ator, Judd Apatow, o maior nome da comédia americana atual.

Para quem ainda não ligou o nome aos bois, Apatow está por trás de filmes como O Âncora (Anchorman, 2004), O Virgem de 40 Anos (The 40 Year-old Virgin, 2005), Superbad: É Hoje (Superbad, 2007), Ligeiramente Grávidos (Knocked Up, 2007) e Segurando as Pontas (Pineapple Express, 2008), todos eles muito bem recebidos pela crítica e sucessos de bilheteria. Para esse ano são esperados The Year One, com Jack Black e Funny People com Adam Sandler.

Umas das características dos filmes de Judd Apatow é a comédia que explora o talento dos atores e não situações manjadas (bobas) como aquelas que vemos em American Pie, por exemplo. Os atores dos filmes de Apatow, assim como os diálogos, exploram o non-sense de maneira inteligente e engraçada. Pode parecer o contrário, mas é muito difícil ser non-sense. Outra coisa interessante é que ele mantém um grupo de atores fieis, sempre presentes em seus trabalhos. É o caso de Seth Rogen, Paul Rudd, Johan Hill, Bill Harder. Também já trabalharam com ele Will Ferrel e Steve Carell.

Hoje, Judd Apatow pode se considerar o bam-bam-bam da comédia.

20 de mar. de 2009

Bayona dirigirá Eclipse

Segundo o site da revista Variety, a Summit Entertainment escolheu o diretor espanhol Juan Antonio Bayona (El Orfanato, 2007) para dirigir Eclipse, o terceiro filme da saga vampiresca iniciada com Crepúsculo (Twilight, 2008). Ainda de acordo com o site, a Summit deverá divulgar nota oficial em breve, juntamente com a data de estréia do longa, 30 de junho de 2010.

Lua Nova (New Moon), o segundo filme da série, está programado para estreiar em 20 de novembro deste ano. Todos os filmes são baseados nos livros da escritora Stephanie Meyer, que atualmente encontram-se entre os mais vendidos em todo o mundo.

Achei bem corajoso o fato da Summit optar por escalar diretores diferentes em cada um dos longas. Em Crepúsculo tivemos Catherine Hardwicke (Lords of Dogtown, 2005). Em Lua Nova, Chriz Weitz (A Bússula de Ouro, 2007). E agora a indicação de Juan Bayona para Eclipse.

Para quem estava vivendo em uma caverna nos últimos meses e, depois de ler isso, continua não tendo a mínima idéia do que estou falando aqui, Crepúsculo, Lua Nova, Eclipse e Breaking Down, são quatros livros da jovem escritora Stephanie Meyer que contam a saga da jovem Isabella Swan que, após se mudar para a pequena cidade de Forks, nos EUA, se apaixona pelo "jovem" vampiro Edward Cullen.

O primeiro filme da série de adaptações estreiou nos cinemas americanos em novembro de 2008. Mostrando receio, a produta Summit produziu Crepúsculo com "apenas" 37 milhões de dólares (o baixo orçamento é facilmente notado nos efeitos especiais do filme). Mas para a surpresa, ou não, de todos, o sucesso foi tanto que o filme já arrecadou, até agora, mais de 373 milhões de dólares em todo o mundo (fonte: BoxOfficeMojo).

Com certeza os novos filmes terão um orçamento bem maior, possibilitando assim que as cenas que exijam efeitos especiais fiquem mais convincentes do que as apresentadas em Crepúsculo.

Pesadelo revisitado...

Aproveitando que no post anterior falei sobre a adaptação para o cinema do livro de terror It, de Stephen King, acho válido continuar com o mesmo tema aqui. Dessa vez a notícia diz respeito a um dos maiores vilões da história do cinema: Freddy Krueger.

Em recente entrevista ao site MovieHole, o cineasta americano Wes Craven, criador de A Hora do Pesadelo (A Nightmare on Elm Street, 1984) e, consequentemente, criador do personagem Freddy Krueger, contou que um estúdio de Hollywood está trabalhando no refilmagem do longa. O cineasta revelou, porém, que não fará parte do projeto. Segundo Wes, os direitos sobre A Hora do Pesadelo não pertencem a ele, mas sim ao executivo Bob Shaye, que foi quem financiou o longa original, em 1984. O diretor disse ainda que "é uma perda de tempo refilmar A Hora do Pesadelo" e que "se o novo filme for melhor, vai ofuscar o orginal. Mas se for pior, vai tornar o original ainda maior."

A Hora do Pesadelo conta a história do serial killer Freddy Kruger que, após ser descoberto pelos moradores da cidade, é queimado vivo. Anos mais tarde, ele retorna para se vingar, atacando os filhos das pessoas que o mataram. Como? Através dos sonhos. Tudo o que acontece nos sonhos (pesadelos) dos adolescentes, tem impacto semelhante na vida real.
O filme, que apresenta efeitos especiais muito bons para a época, deu início à carreira de Johnny Depp, no papel de Glen Lantz. Freddy Krueger, por sua vez, é interpretado por Robert Englund, que retornou mais 7 vezes no papel, a ultima delas em Freddy vs Jason (2003).

Wes Craven, considerado um dos mestres do terror, é também o criador de outros filmes de sucesso, entre eles a bem-sucedida trilogia Pânico (Scream, 1996). Seu primeiro longa, The Last House on the Left (1972) acaba de ganhar uma refilmagem, atualmente em cartaz nos cinemas americanos.

Eu, como fã, estou apreensivo para saber a escolha do ator que viverá Freddy nesta refilmagem. Acho que todos concordam que Robert Englund se tornou Freddy! Sem ele o filme perderá em muito a sua essência.

It: isso dá medo!

Um dos livros mais famosos, e assustadores, de Stephen King finalmente será adaptado para os cinemas. De acordo com o site The Hollywood Reporter, It (1986) será lançado pela Warner Bros. Ao que tudo indica o estúdio escalou Dave Kajganich (A Invasão) para escrever o roteiro.

O livro conta a história de um grupo de jovens amigos que se vêem no meio de uma série de assassinatos envolvendo outras crianças da pacata cidade de Derry, no interior dos EUA. Aos poucos descobrem que por trás de tudo está uma criatura misteriosa apelidada por eles de "a coisa", capaz de assumir diversas formas, entre elas a do palhaço Pennywise.

Muito tempo depois, já adultos, o grupo se reúne novamente ao descobrir que "a coisa" voltou a atacar. Mesmo não se lembrando muito bem dos acontecimentos do passado, eles decidem retornar à Derry, procurando acabar de uma vez com essa onda de terror. Mas para isso será preciso, antes de tudo, que eles vençam seus próprios medos.

Nenhuma data sobre o início das filmagens foi revelada ainda. Sabe-se apenas que a história se passará nos dias atuais, ao contrário do livro, que se passa entre 1958 e 1985.

Para quem se lembra, It já foi adaptado para a tv americana, em 1990, em formato de minisérie. Trazia o ator Tim Curry no papel de Pennywise, em uma fantasia que lembrava muito ao já então assustador Bozo. No Brasil a minisérie foi lançada como se fosse um filme, direto em VHS, com o nome It: Uma Obra Prima do Medo.

Confesso que quando criança fiquei muitas noites sem dormir, depois de assistir a este VHS. E nunca mais cheguei muito perto de um palhaço! Circo? Passava longe. Brincadeiras a parte, a alguns anos atrás resolvi comprar o livro original, uma obra com mais de 700 páginas, que em português carrega o título de A Coisa. Eu já havia lido outras obras de King, como O Iluminado e The Dead Zone, mas posso dizer que nenhuma delas é tão assustadora como A Coisa.

Espero que os produtores do filme façam juz à obra prima de Stephen King, pois tenho certeza que, assim como eu, existem outros milhares de fãs espalhados por aí esperando por essa adaptação.