30 de nov. de 2009

Gimme Shelter

Essa semana assisti ao documentário Gimme Shelter, dos Rolling Stones, relançado há pouco tempo e já disponível nas locadoras de vídeo. Com uma bacia de pipoca do lado e o som no talo, viajei para o final da década de 60, mais precisamente no dia 6 de dezembro de 1969, quatro meses após Woodstock, através de um documentário que revela o que aconteceu no show mais mortal dos Stones (literalmente).

Nesse dia, os Rolling Stones chegaram a Altamont, na Carolina do Norte, para uma apresentação gratuita ao ar livre. Divulgado por todo o país, o evento provocou uma migração em massa para a cidade e obrigou a equipe a mudar o local do show - mais de 300 mil pessoas comparecerem - para um autódromo próximo a fazendas.


Os organizadores chamaram a famosa gangue de motoqueiros Hells Angels para fazer a segurança ao redor do palco. Armados com facas e tacos de sinuca, os motoqueiros agrediam qualquer pessoa que tentasse subir no palco.
O abuso excessivo de álcool e drogas, combinado com a enorme concentração de pessoas e a truculência dos Hells Angels, levaram diversos fãs para as barracas médicas antes mesmo da apresentação dos Stones começar. Durante a apresentação da banda Jefferson Airplane, que abriu o show, fãs estavam sendo carregados em maior quantidade do que os médicos de plantão podiam dar conta.

Quando os Rolling Stones finalmente subiram ao palco, a multidão ficou histérica, e os Hells Angels reagiram de maneira ainda mais selvagem. Mick Jagger teve que interromper o espetáculo diversas vezes, pedindo para que os fãs se comportassem. Durante a execução de Under My Thumb, um jovem negro, Meredith Hunter, levou uma facada de um dos motoqueiros em frente ao palco. Os Stones tinham noção de que alguma coisa havia acontecido, embora do palco fosse muito difícil dizer exatamente o quê. Foi apenas no dia seguinte, analisando as gravações em vídeo, que eles descobriram que quatro pessoas, incluindo Meredith, haviam morrido durante o show. As imagens também revelam que Meredith estava com um revolver em mãos, como o assassino Alan Passaro havia dito. Alan foi julgado anos depois e inocentado por legítima defesa.

Tudo isso é o que está registrado no documentário Gimme Shelter, de 1970 e relançado recentemente. Aquele 6 de dezembro de 1969 não foi só o dia em que a maior banda de rock do mundo fez seu show mais controverso, mas também o dia que marcou o fim da Geração do Amor.

Trailer:


Nenhum comentário: