14 de dez. de 2009

Atividade Paranormal

"O filme é forte!". Essa foi a primeira frase que ouvi ao chegar no cinema, ontem à noite. O filme em questão? Atividade Paranormal. Se você não esteve em Marte nas últimas semanas, com certeza ouviu falar sobre essa produção americana que custou "apenas" $11 mil dólares e já arrecadou, até agora, mais de R$100 milhões apenas por lá, se tornando o filme mais rentável de todos os tempos.

A história gira em torno de um casal que compra uma câmera de vídeo na esperança de capturar imagens dos acontecimentos paranormais que ocorrem na casa onde moram, principalmente durante as madrugadas. No melhor estilo A Bruxa de Blair, o que você vê na tela são os registros feitos com uma única câmera de mão, mas sem aquela quantidade de tremulações que deixava o telespectador tonto em A Bruxa de Blair. Em Atividade Paranormal, a câmera é manuseada de maneira mais equilibrada e, nas melhores cenas, está fixada em um tripé - como quando o casal está dormindo, por exemplo.

Luzes que acendem e apagam sozinhas, sons de passos pelo chão de madeira e portas fechando violentamente são alguns dos acontecimentos registrados pela câmera. E à medida que o casal vai desafiando essa "entidade" que os assombra, com frases como "
Isso é tudo o que você pode fazer?" ou "Vá embora dessa casa!", esses acontecimentos vão se intensificando e se tornando ainda mais perigosos.

Amor, o que é essa sombra na porta do nosso quarto?

Os efeitos especiais, apesar de simples, são muito bem elaborados e realistas, e a atuação da dupla de protagonistas é extremamente convincente. Em muitos momentos você fica tão imerso na história que esquece que as imagens não são reais.

Não é um filme tão incrivelmente assustador como muitas pessoas estão dizendo, ou como indicava aquele comentário que citei no início, mas deixa você bem tenso na maioria das cenas. Aliás, o ambiente de tensão que antecede os acontecimentos paranormais é o grande trunfo do filme.
Confesso que dormi um pouco mais alerta em relação àqueles sons que constumamos ouvir à noite, dentro das nossas casas.

Como ponto fraco eu citaria os segundos finais, uma última cena rápida porém desnecessária - mas nada que comprometa todo o resto.
Com certeza o DVD de Atividade Paranormal estará na minha prateleira.

Trailer:

4 comentários:

Hugo disse...

Pretendo assistir, mas não espero muito. Filmes semelhantes são o parâmetro.
Eu achei apenas razoável "A Bruxa de Blair", mas gostei de "Cloverfield".

Abraço

Douglas Ibanez disse...

Já ouvi falar bastante sobre esse filme e muitos comentários foram parecidos com o seu. Tipo, não é o filme tão assustador, mas muitas pessoas começaram a prestar atenção em certas situações na própria casa... hehe

Eu sou medroso, mas com alguém perto, eu arrisco assistir rs

Abraço

Cristiano Contreiras disse...

Eu fiquei impressionado com o trailer do filme, confesso. Mas, não sei, possa ser que eu me surpreenda ou não.

Preciso conferir, de qualquer forma.

Pinecone Stew disse...

I still have not been able to see this movie.