14 de abr. de 2009

Como (e como não) escolher um filme a dois

Todos nós já estivemos nessa situação e também já vimos diversas outras pessoas enfrentando o mesmo dilema. Sexta à noite, você e mais alguém (amigo, namorada, irmão, etc) decidem ir à Blockbuster ou coisa parecida para alugar um DVD - ou Blu-ray para os moderninhos - pois não está a fim de sair para a balada. Vocês chegam na locadora, inocentemente pensando que só precisarão de alguns minutinhos para escolher um filme... e de repente você se dá conta de que já está dentro da loja por mais de meia hora e ainda não encontraram nenhum título que os dois concordem em levar.
Isso é muito mais fácil de acontecer quando homem e mulher vão juntos, afinal todos sabemos que temos gostos diferentes e escolher um título que agrade a ambos acaba se tornando uma tarefa exaustiva. Mas calma, existem alguns métodos que descobri na internet e que pretendo dividir com vocês.


Método do revezamento:

Cada vez que vocês forem à locadora será a vez de uma pessoa escolher o filme. Infelizmente essa não é uma idéia muito boa, pois é praticamente garantido que um dos dois acabará assistindo a um filme que não gostaria. Se for a vez do homem, ele acabará escolhendo entre Transformes ou Duro de Matar 4, filmes que a companheira dele provavelmente não estará no clima para assistir - a não ser que ela for uma das grandes mulheres que lêem este blog. Agora, se for a vez da mulher escolher, é mais do que certo que o homem acabará tendo que enfrentar um Outono em Nova York ou qualquer outra coisa com o Ben Affleck - e neste caso ele ficará o filme inteiro imaginando algum figurante se transformando em um velociraptor robótico que sai comendo a cabeça de todos no filme. É, talvez isso funcione, mas talvez também aconteça que a noite que vocês imaginaram se mostre não tão divertida.


Método da escolha conjunta:

Outra péssima idéia, a não ser que você queira passar a noite inteira dentro da loja em uma maratona de vai e volta entre a prateleira e seu par, sendo que no final de tudo vocês acabam saindo da locadora sem filme e sem conversar um com o outro.

É, meus amigos, esses dois métodos geralmente terminam com horas desperdiçadas e casais infelizes. PORÉM, existe uma terceira maneira que tem mais chances de ser bem sucedida. É chamada de método do 1 em 5.

É simples. Uma vez dentro da locadora, uma das pessoas escolhe 5 filmes que gostaria de assistir. Durante a escolha, se você for a pessoa que vai escolher, é importante não só pegar os cinco filmes que você quer assistir como também filmes que a outra pessoa não irá odiar (preste atenção, eu não disse filmes que a outra pessoa irá gostar, mas sim que ela não irá odiar). Esse processo não demora muito, já que escolher cinco filmes que você gostaria de levar é, ironicamente, mais rápido do que escolher apenas um. Uma vez escolhidos os cinco filmes, a outra pessoa escolhe um entre eles. Simples assim. E com isso ela terá uma chance razoável de acabar assistindo a um filme que pelo menos tolere.

Mais algumas dicas para aprimorar o método do 1 em 5:


1.
Dê uma olhada no website da locadora para saber quais são as novidades. Isso fará a viagem à loja mais rápida, aumentando o tempo para assistir o filme em casa.


2.
Façam revezamentos entre quem vai escolher os 5 e quem vai fazer a decisão final.


3.
Se possível, tentem decidir a qual gênero de filme irão assistir antes de chegar à locadora - Comédia, Terror, Drama, Ficção Científica, Pornô... o que seja.


E é isso aí. Seguindo o método do 1 em 5 eu garanto que você gastará menos tempo dentro da locadora e que acabará assistindo a um filme que, pelos menos, ambos estarão interessados.

3 comentários:

Dona Irene disse...

oi Breno,
gostei das dicas!
Descobri que eu sou uma das grandes mulheres que leem este blog.. =D
Já me vi nessa situação diversas vezes e acabei desenvolvendo as minhas próprias táticas... hehe

Artur Constante disse...

Fala Breno!!
Muito legal o seu blog!
E qnto a sua postagem, tah mto boa
tbm, exceto algumas coisas, mas n qro criar polêmica.

Boa sorte no blog!

Anônimo disse...

acho q comigo acontece o contrario, pois eu prefiro um bom filme de acao do q um muito meloso. Mas as dicas sao boas, valeu breninho.na