29 de abr. de 2009

O grande Stan Winston

Algumas das lembranças mais valiosas que tenho de alguns filmes são seus personagens. E dentre esses personagens, os que mais me impressionaram com certeza foram aqueles criados por Stan Winston. Não estou falando da personalidade do personagem, mas sim do ser físico - maquiagem, roupas, efeitos animatrônicos, etc.

Um homem que possui tesouras no lugar das mãos. Ahn? Isso parece estupidez. Mas graças a Stan Winston, Tim Burton e Johnny Depp puderam dar vida ao personagem do filme Edward Mãos de Tesoura. Ao invés de amedrontador e cruel, Edward é bondoso e inocente, às vezes completamente desastrado; e Winston fez suas tesouras, roupas e aparência tão expressivas quanto a performance de Depp.

O mesmo ocorreu em Batman Returns, onde Winston foi o responsável pela concepção do Pinguim, interpretado por Denny DeVito. A imagem daquela criatura bizarra usando uma cartola e um casaco de pele, dizendo "
Pinguim é um pássarao que não pode voar. Eu sou um homem! Eu tenho um nome!", é um dos momentos mais memoráveis do cinema baseado nos quadrinhos.

E quem aí não ficou apavorado com as criaturas do filme Alien, de James Cameron? O filme é sensacional, mas sem aqueles monstrengos e suas babas ácidas não teria a menor graça. Mais uma vez quem estava por trás desses personagens assustadores era Stan Winston. Santo deus, aquelas criaturas eram grandes, perigosas e REAIS!

Winston também foi o responsável pelos dinossauros de Jurassic Park, pelos cyborgs de A.I. Inteligência Artificial, pelo temido Predador (que mais tarde se encontrou com os Aliens), pelos vingativos robôs de Exterminador do Futuro (outro filmaço), entre outros.

Infelizmente esse gênio do cinema partiu dessa para melhor em junho do ano passado, com apenas 62 anos de idade. Mas com certeza ele nunca será esquecido. Seu legado está imortalizado no cinema e na mente de todos nós.

No vídeo abaixo é possível acompanhar os trabalhos dele em Jurassic Park III - detalhe apra o tamanho do boneco animatrônico do tiranossauro, na parte final do vídeo:


10 comentários:

Paulo Alt disse...

tava acabando d ir comentar aqui e vi que vc comentou no meu, vlw.
pois eh cara eu quase fiz um post duplo falando do Funny Games tb.. mta coincidência vc ter lembrado.. e pois eh... mais um tb q o final é.. como eu diria? talvez sem final tb?
bastante perturbador tb
achei bizarro qndo ele conversa com a câmera e "volta" o filme.

Mas realmente, esse Stan Winston era um gênio pelo q eu li. Pena que ele morreu. E jovem neh. O cinema perdeu alguém mto valioso. Todos os trabalhos que você citou dele eu aprecio bastante.

Seu blog tá bem bacana. Legal a ilustração do título que vc colocou, do Clube da Luta heahioeaeah

flw

Paulo Alt disse...

ahh, e vlw mesmo ae pelo link no blog
agora q eu vi

Airton disse...

opaa
claro q eh validoo
mto foda eu to soh citandu eu adoro mentiradas hasuhaushaus
abraço

Joyce disse...

Edward Mãos de Tesoura ... ameeeeeeeeei esse filme!

Uma historia de amor linda, linda, lindaaa... Adorava a parte da grama... suhsuhsuhuh' o q ele fazia... beijos

Eu, Thiago Assis disse...

confesso q nem sei a historia do Edward mãos de tesoura, mas que nao dá pra esquecer a imagem do personagem.

pelos trabalhos citados eu consigo entender o pq da tua admiração
=D


www.thiagogaru.blogspot.com

Bruno Sass disse...

olocooo, o cara manja neah! ajsaksaooksa...

mas cara eh pra falar do seu blog que estou aki... MUITO PHODA velho, eh akele tipo de site que vc entra e entra de novo depoois, entao vou facilitar minha vida e virar seguidor, nao pare de postaar (y)

e volte mais vezeees: http://brunosass.blogspot.com/


abraaz

Anônimo disse...

Hello!!!
Confesso que não sou lá muito fã desse gênero de filme (principalmente das criaturas citadas). Apenas Edward me conquistou - inevitável!
Obrigada pelos comentários no meu blog, volte sempre!
Sim, aquela é a culpa que todos nós carregamos, como bolas de ferro presas a nossos pés...
Grande beijo!

Taty Maria disse...

realmente personagens inesquecíveis

Carol T. Moré disse...

Edward mãos de tesoura. Sou fã do Tim Burton e ressalto além da maquiagem, as cores do filme. Adoro aquelas cenas retrôs. O bairro onde se passa, a caracterização dos personagens, o cuidado de cada detalhe de Edward. O que era pra ser tosco, virou clássico, cult. Mas, concordo com o resto do post. Todas os personagens citados merecem crédito! bjbj

Anônimo disse...

Aprendi muito