9 de out. de 2009

Vampiros, vampiros, vampiros e lobisomem

True Blood, Crepúsculo, Vampire Diaries, Blood Ties. Caramba, qual é a razão dessa invasão de vampiros na mídia? Para onde quer que você olhe vai encontrar uma garota que não se acha especial o suficiente caindo de amores por um sanguessuga centenário - este que faz de tudo para mantê-la afastada, afinal ele não é malvado como os outros e usa da razão quando diz que ela estará melhor longe dali. Ah, e provavelmente aparecerá no meio da história um lobisomem adolescente que - tchanam! - acaba também se apaixonando pela mocinha.

Eu estava lendo sobre isso na revista Empire e realmente é verdade - na próxima vez em que você passar por uma livraria dê uma olhada na quantidade de romances sobre vampiros disponíveis nas prateleiras. É fácil perceber que se trata de uma fórmula que ainda está em plena expansão (urg!).
Mas por que vampiros? E mais precisamente, por que, dadas as alternativas, as protagonistas sempre escolhem os chupadores de sangue ao invés do pobre homem lobo? Afinal, o lobisomem pode andar normalmente sob a luz do sol, aquecer a garota em uma noite fria e decidir a hora em que quer ser homem normal ou lobo. Ainda assim são os vampiros que parecem exercer um grau de fascinação maior sobre a maioria das mulheres.

Tudo bem que durante séculos os vampiros eram sinônimo de sexo (vide Drácula ou Entrevista com o Vampiro) - mas se você vasculhar os livros mais recentes vai perceber que eles se tornaram seres avessos ao sexo. Em Crepúsculo o protagonista foge dos desejos da mocinha como Drácula foge da cruz. Então por que vampiros? Se não é pela imagem sexual, talvez seja pela experiência... Afinal, eles são pessoas centenárias com muitas coisas para ensinar e inúmeras cantadas na memória - sendo tão experientes eles dizem o que as mulheres querem ouvir. Mas os lobisomens também vivem por séculos... Deve ser algo além disso, então.

Ambos, vampiros e lobisomens, estão sempre tentando esconder suas reais naturezas, recolhidos em auto-punição até que a mocinha da história descobre a verdade sobre eles. E, de alguma maneira, os vampiros acabam sendo aceitos mais facilmente, pois aos olhos das mulheres eles não possuem uma segunda opção - ao contrário dos lobisomens que, nas histórias recentes, podem escolher entre a forma humana ou de lobo (esqueça a lua cheia). Uma grande injustiça isso. Porém, sugere que as mulheres toleram aqueles que não têm como evitar o mal comportamento, mas não aceitam aqueles que possuem o poder da escolha e escolhem o errado.


Seja a razão que for, o fato é que essas histórias de vampiros estão ficando cada vez mais previsíveis - esteja ela em um livro, filme ou minisérie. Já está na hora dos autores acrescentarem novas combinações de personagens. Uma múmia talvez?


Abaixo, teaser trailer de True Blood (HBO):


3 comentários:

Paulo Alt disse...

Breno, mesmo achando um pouco ridículo essa onda exagerada de coisas iguais.. eu entrei em apenas 2 delas... comecei a ler o Crepúsculo antes mesmo de lançar aqui no Brasil e virar moda [o q me deu um pouco de raiva].. e acompanho True Blood [assisti só a primeira temporada]. mas não tenho tanto interesse assim pelas outras coisas q surgiram depois não.
abraço

Douglas Ibanez disse...

A Vampirada entrou mesmo na mídia com unhas e dentes literalmente. Pode perdeceber, antes as publicações não eram muito expostas e geralmente ficavam mais para os fundos da Livraria, agora são da primeira prateleira.. hehe

Também acho que se tornou um pouco previsível demais. É moda agora toda adolescente achar que vai se apaixonar por um Vampiro e vai torná-la especial.

True Blood me chama muito a atenção, mas de resto, fico meio desconfiado. Entrevista com Vampiro é bom, gosto bastante.

Abraço
Gostei do Blog
vou te linkar ^^

Faloow

Cristiano Contreiras disse...

Puro modismo! um absurdo!