21 de mar. de 2009

Judd Apatow, a bola da vez.

Alguns anos atrás poucos conheciam esta personalidade da foto ao lado. Ok, ainda hoje sua cara não é lá das mais famosas, pelo menos entre o público brasileiro. Mas o mesmo não podemos dizer do seu nome e dos seus filmes. Trata-se do diretor, roteirista, produtor, e às vezes ator, Judd Apatow, o maior nome da comédia americana atual.

Para quem ainda não ligou o nome aos bois, Apatow está por trás de filmes como O Âncora (Anchorman, 2004), O Virgem de 40 Anos (The 40 Year-old Virgin, 2005), Superbad: É Hoje (Superbad, 2007), Ligeiramente Grávidos (Knocked Up, 2007) e Segurando as Pontas (Pineapple Express, 2008), todos eles muito bem recebidos pela crítica e sucessos de bilheteria. Para esse ano são esperados The Year One, com Jack Black e Funny People com Adam Sandler.

Umas das características dos filmes de Judd Apatow é a comédia que explora o talento dos atores e não situações manjadas (bobas) como aquelas que vemos em American Pie, por exemplo. Os atores dos filmes de Apatow, assim como os diálogos, exploram o non-sense de maneira inteligente e engraçada. Pode parecer o contrário, mas é muito difícil ser non-sense. Outra coisa interessante é que ele mantém um grupo de atores fieis, sempre presentes em seus trabalhos. É o caso de Seth Rogen, Paul Rudd, Johan Hill, Bill Harder. Também já trabalharam com ele Will Ferrel e Steve Carell.

Hoje, Judd Apatow pode se considerar o bam-bam-bam da comédia.

Nenhum comentário: