20 de abr. de 2009

Cenas Clássicas... #2

O Iluminado (The Shining) é um livro de Stephen King, lançado em 1977, cujo título foi inspirado na música "Instant Karma", de John Lennon - onde em uma das estrofes o cantor afirma que "todos nós somos iluminados...". O livro deu origem ao filme de mesmo nome, dirigido por Stanley Kubrick, em 1980. E é este que nos interessa aqui.

A história começa quando a família Torrence se muda para um gigantesco hotel, contratados para tomar conta do local, que fica fechado durantes meses no inverno. O patriarca, Jack Torrance (Jack Nicholson), aos poucos começa a sofrer com o período de enclausuramento e a solidão (são os únicos no hotel), tornando-se violento com seu filho, Danny (Danny Lloyd), e sua esposa Wendy (Shelley Duvall). Danny, aliás, possui dons especiais - é um
iluminado - e começa a ter visões assustadoras envolvendo espíritos que habitam o lugar. Quando essas entidades começam a interferir na depressão de Jack, tudo começa a piorar.

A cena clássica
do filme é aquela em que Jack, tentanto arrebentar uma porta com golpes de machado, diz a famosa frase
"Here's Johnny" (Aqui está o Johnny!). Clique no player abaixo para assistir:



Para poder criar um clima sombrio - o que faz excepcionalmente bem - Stanley Kubrick explora mais aquilo que o espectador
não vê nas cenas, principalmente quando Danny percorre os corredores do hotel com seu pequeno triciclo. Uma dessas cenas é considerada por muitos como uma das mais assustadoras da história do cinema - achei então que seria válido postá-la aqui também:



Jack Nicholson disse uma vez que nunca mais conseguiu se livrar inteiramente do personagem. Nós também não, Jack. Nós também não.

Nenhum comentário: