21 de abr. de 2009

Hollywood, o maior vilão

O site Horror Movies CA abriu uma discussão. Seria Hollywood hoje um vilão mais temido do que os personagens que ajudou a criar? Segundo o site sim - é o brutamontes que anulou Jason Voorhees; o monstro que assassinou Michael Myers; o leviano que brincou com Thomas 'Leatherface' Hewitt; e o demônio que, até este momento, pretende acabar com nosso velho Freddy Krueger.

Este é o pensamento do site e da maioria dos fãs de filmes de terror - e eu estou no meio deles - em decorrência da enorme quantidade de refilmagens que estão ocorrendo. Ou seria melhor dizer reinvenções? Já ganharam nova roupagem os clássicos Psicose, O Massacre da Serra Elétrica, Amityville, A Profecia, Halloween e Sexta-Feira 13. E já estão em andamento A Hora do Pesadelo, Poltergeist e um possível novo Cemitério Maldito.


Quem assistiu a alguns desses remakes deve entender a razão de tanta preocupação. Começaram mostrando um Thomas Hewitt emotivo, depois nos obrigaram a ver o Jason correndo. E agora somem com o Robert Englund. Só faltam me dizer que o Freddy não usará mais a famosa camiseta listrada...


De alguns anos para cá as histórias de terror começaram a ser redesenhadas (com sangue, claro) e a maioria dos fãs, pelo menos aqueles que se consideram verdadeiros fãs, têm se posicionado contra Hollywood e produtoras como a Platinum Dunes*, responsável pela maioria dos recentes remakes. Como você se atreve, Michael Bay*, com todo o dinheiro que você já ganhou com Transformers (adorei o filme, aliás), invadir nosso nicho e jogar os vilões da nossa infância à massa da população? - indaga um dos autores do site.

Mas por que será que os fãs ficam tão irritados quando vêem seus clássicos do terror sendo refilmados? Será porque esses filmes marcaram um período de suas vidas? Eu não aceitei a refilmagem de Halloween porque ele já era uma obra de terror perfeita, e um modelo para qualquer iniciante que quisesse criar um grande filme com pouco dinheiro? Acho que não é bem isso...


Eu, como fã de filmes de terror, me mostro também bem receoso quando se trata dessas refilmagens. Talvez seja porque este gênero tem menos admiradores do que os filmes de ação, comédia ou romance. Mas por outro lado também acho que pode ser exagero da nossa parte. Não é justo pensar que toda vez que anunciam uma refilmagem vão estragar tudo ou apenas ganhar mais dinheiro.

Se eu não gostar da refilmagem posso muito bem voltar para casa e assistir ao original. Ninguém disse que preciso aceiter a refilmagem como a versão definitiva da história. Eu mesmo assisti a todas essas refilmagens, sem me preocupar muito com as alterações nas histórias. Gostei de todas essas elas? Definitivamente NÃO! Quem aprovou aquele remake de Amityville, aliás? Mas admito que fiquei bastante feliz com a maioria dos remakes da Platinum Dunes. Bem, O Massacre da Serra Elétrica: O Início realmente não conta...

Os filmes de terror do passado serão insubstituíveis, meus amigos. Podem até pensar um dia em refilmar Hellraiser com o Will Smith e a Angelina Jolie, mas nunca irão conseguir causar a mesma impressão que Bratt Ratner causou na pele do Pinhead. Estou tranquilo com Hollywood trazendo de volta todos esses clássicos do terror. Estarei lá para conferir. Não posso prometer que irei bater palmas mas, ei, somos fãs de filmes de terror e estamos sempre de braços abertos para novos sustos. E quem sabe eles consigam incentivar este gênero que necessita tanto de idéias inovadoras.

*Michael Bay é o proprietário da Platinum Dunes, produtora responsável pelos remakes de O Massacre da Serra Elétrica, Terror em Amityville, Sexta-Feira 13 e A Hora do Pesadelo. O produtor/diretor também tem em seu currículo filmes como Transformers, Pearl Harbor, Armagedon, Bad Boys, Show Bar e A Ilha.

4 comentários:

Italo disse...

Eu sou totalmente contra remakes, continuaçoes sem sentido e adaptaçoes descuidadas.
Só que tenho que admitir tambem que algumas vezes eles acertam, como em sin city, 300, e ALGUNS dos hqs da marvel. belo post


http://barulhofraco.blogspot.com

Aflaudisio Dantas disse...

não manjo muito de filmes de terror
mas acredito que grande parte dessa insatisfação se deve ao fato de que eles ao fazerem refilmagem sempre acabam detrupando a versão original
se puder passa no meu
http://aflaudisiodantas.blogspot.com/

Marilis Dutra disse...

faços das palavras do italoclone
as minhas ;)

Anônimo disse...

nao sou contra nem a favor, mas q alguns originais sao muito melhores q seus remakes sao. e alem do mais sou fa de filmes de terror, mas terror de boa qualidade, o q esta sendo raro nos dias atuais. na