22 de abr. de 2009

Para lembrar as barbáries do nazismo

Acontece essa semana em Israel os atos comemorativos do Iom HaShoá (Dia da Lembrança dos Mártires e Heróis do Holocausto), dedicado este ano às crianças que foram assassinadas pelos nazistas e por seus aliados. Os horrores do nazismo já foram abordados em diversos filmes, o que me deu a idéia de listar cinco dos que mais gostei para que possamos lembrar as barbáries do nazismo:


1. A Lista de Schindler
(Schindler's List, 1993):
Dirigido por Steven Spielberg, relata a história de Oskar Schindler, homem que salvou a vida de mais de mil judeus durante o holocausto. O título refere-se à lista de 1.200 judeus que Schindler contratou para trabalhar na sua fábrica, tirando-os dos campos de concentração nazista.


2. A Queda - As Últimas Horas de Hitler
(Der Utergang, 2004):
Filme alemão que relata, de maneira muito realista, os dias finais de Adolf Hitler e da Alemanha Nazista, em 1945. O filme foi escrito por Bernd Eichinger e dirigido por Oliver Hirschbiegel. É baseado no livro epônimo do historiador Joachim Fest sobre os dias finais de Hitler, pedaços da autobiografia de Albert Speer, e memórias de Traudl Junge, secretaria de Adolf Hitler.


3. O Pianista
(The Pianist, 2002):
Dirigido por Roman Polanski e com roteiro baseado em obra autobiográfica de Wladyslaw Szpilman, sobre a sua experiência como sobrevivente da perseguição nazista e seu dia-a-dia nos campos de concentração. No papel do escritor está Adrien Brody.


4. Marcas da Guerra
(Fateless, 2005):
O filme conta a história do jovem húngaro Gyorgy Koves, de 14 anos, que cresce no campo de concentração Buchenwald, durante a II Guerra Mundial.


5. Olga
(2004):
Filme brasileiro realizado em 2004 pelo diretor Jayme Monjardim, inspirado na biografia escrita por Fernando Morais sobre a alemã, judia e comunista Olga Benário Prestes. No filme, estrelam Camila Morgado como a protagonista, Caco Ciocler como Luís Carlos Prestes e Fernanda Montenegro como Dona Leocádia Prestes, mãe de Luís Carlos Prestes.


Ainda este ano estréia outro filme inspirado no nazismo. Trata-se de Inglorious Basterds, de Quentin Tarantino, com data prevista para 23 de outubro. O longa é estrelado por Brad Pitt, Samuel L. Jackson e Mike Myers.

Um comentário:

Paulo Alt disse...

Na minha opinião, até agora, Olga é o melhor filme nacional que já fizeram. Tem todo um tratamento especial, fora a interpretação dela.
A Lista de Schindler eu achava horroroso quando era criança, passava na televisão e eu nunca me interessava. Recentemente comprei em DVD... mas continuo não gostando tanto assim.
A Queda eu não consegui terminar de assistir, quem sabe algum dia...
O Pianista eu gosto bastante. Não sei, talvez pelo fato de assuntos sobre a 2ª Guerra e Hitler me interessanrem... ou por ele ter uma cara de coitado que dá dó ver os momentos que ele passa se escondendo. Ainda não me conformo até agora com aquele soldado que ajudou não lembro quem e depois morreu num campo lá. Ele foi bom mas o final dele não.