2 de abr. de 2009

Lá vem o Blu-ray pra esculachar meus Dvd's

Estou irritado com o Blu-Ray! E não, não é porque eu fui inocente o suficiente para encomendar um player de HD-DVD - que depois de lançado imediatamente se tornou obsoleto. E também não é porque os aparelhos de Blu-ray são caros. Não, o que está me deixando incomodado é a idéia de ter que substituir toda minha coleção de filmes em DVD novinha por uma coleção de filmes em Blu-ray. E olha que eu só tive coragem de me desfazer da minha coleção de filmes em VHS recentemente, quando percebi que nem video-cassete eu possuía mais.

Me lembro do final dos anos 90, quando consegui convencer meu pai que comprar um aparelho de DVD - mesmo sendo caro - era necessário, e mesmo sabendo que haviam poucos títulos de filmes região 4 disponíveis no mercado. De qualquer maneira, eu fiquei feliz com o resultado: uma imagem digital clara e nítida, livre daqueles chuviscos e problemas de 'enrolamento' comuns nas fitas VHS. E não era preciso rebobinar! Nunca mais iria pagar multas na locadora (isso meu pai achou um investimento bem feito).

Depois de um tempo comecei a comprar filmes em DVD, principalmente naquelas promoções do Carrefour ou do Wal-Mart. Minha coleção hoje não é muito grande, mas ainda sim cuido dela com muito carinho. Vira e mexe estou limpando as caixinhas e os discos.


Mas agora aqui estou eu novamente, 10 anos depois, caindo na real de que minha relativamente nova e querida coleção de filmes em DVD não passa de algo que está entrando em desuso. Com certeza isso é uma brincadeira de mal gosto. Teria eu gasto tanto dinheiro em uma novidade que já está afundando? Aparentemente sim. O Blu-ray está aí, oferecendo toda uma nova maneira de se experimentar imagens de alta definição.


Mas uma imagem em alta definição é razão suficiente para eu trocar minha coleção? O que eu quero dizer é: assistir O Senhor dos Anéis com definição total de imagem deve ser uma experiência sensacional, mas existe alguma razão para assistir Marley & Eu em 1080p (full hd)?! Provavelmente não.
E mais, se você resolver comprar um Blu-ray saiba que só irá usufrui-lo totalmente com uma televisão full hd, ou seja, cuja resolução também seja 1080p. As tecnologias não param de evoluir. É bem provavél que daqui a 10 anos eu esteja novamente substituindo minha futura coleção de filmes em Blu-ray por um novo formato.

Ah, só mais uma coisa. Alguém aí quer comprar filmes em DVD? Estou vendendo.

2 comentários:

Paulo Alt disse...

to passando exatamente pelo mesmo que você descreveu. eh, me dá um pouco de medo. tento pensar q por mais q lancem coisa nova os dvds n vão ficar tão obsoleto pq diferente dos rolos de fita é um formato que também pode ser lido qm sab pelos aparelhos futuros. sem contar que o preço exorbitante de um blu-ray disc faz qualquer um q n seja rico desistir. ainda n tenho o aparelho e mto menos 1 disco sequer. seria legal se eles abaixassem o preço se quisessem que o negócio pegasse de fato.
tah vendendo mesmo???
não sei se teria coragem de fazer isso com a minha coleção hehe

Breno Reis disse...

hahaha nao, na verdade nao estou vendendo nao. foi só pra brincar mesmo. como voce disse, os players de blu-ray leem dvd :)
ah, e os preços estao caindo bastante!