16 de set. de 2009

Watch Watchmen

Sou uma dessas pessoas que valorizam a abertura de um filme. Aqueles que já começam usando um travelling em plano geral, geralmente mostrando a paisagem de uma cidade, enquanto apresentam os nomes dos atores, produtores e diretores já me desanimam logo de cara.

Para mim, o início, aquela parte onde você deve começar a esquecer o mundo real e se concentrar no enredo, precisa ser criativa e eficiente, principalmente em filmes que abusam da ficção.


É o caso da abertura de Watchmen, filme que só fui assistir recentemente. Sim, eu sei que demorei - e cada vez estou mais convencido: não dê ouvidos para as opiniões dos outros. Watchmen é simplesmente sensacional! É um filme inspirado nos super-heróis dos quadrinhos de mesmo nome que não pretende ser outra coisa a não ser isso mesmo. E o faz com muita competência: ótimos atores, excelente trilha sonora, fotografia e cenografia de babar e enredo digno de um
comic book.

Mas o que eu mais gostei no filme foi mesmo a abertura. Muito bem editada, ela mostra imagens que viajam pelos anos 60, 70 e 80 apresentando a quem assiste um mundo que é o nosso mas onde os super-heróis e vilões são reais.
Eles não só são reais como estão inseridos em momentos marcantes da nossa história, como no assassinato do presidente Kennedy e nas telas de Andy Warhol. E tudo isso ao som de The Times They Are A-Changin', do Bob Dylan.

Andy Warhol retratando Nite Owl em sua Pop-Art (acima) e Fidel Castro (abaixo).

Para quem ainda não viu Watchmen, vai a dica. Para quem já viu, não custa nada rever a abertura ao som de Dylan:
clique aqui para assistir no YouTube (não foi possível incorporar o vídeo aqui por restrição de quem postou).

Watchman foi dirigido por Zack Snyder, de 300, e tem em seu elenco Jackie Earle Haley e Jeffrey Dean Morgan.

4 comentários:

Paulo Alt disse...

brenooo cara qntoo tempoo
voltou com o sounds like cinema? q bomm, fikei feliz mesmo d ver mais um post aki embora vc tenha akele outro blog q eu vi pelo seu twitter.. foi aqui o primeiro blog q eu comentei e virei seguidor se não me engano logo que comecei

[ps. adivinhou ainda não qual é? uma dica: o cara tava violento e teve uma cena forte pra ele perto do final onde o irmão morria. mas acho q no próximo post ou alguma coisa assim eu coloko qm eh]

abração

Cristiano Contreiras disse...

Confesso que não gostei deste filme, mas talvez tenha sido o momento - esperava bem mais.

te sigo, de perto! abraço

Paulo Alt disse...

cara eu podia ter jurado q comentei sobre o seu post e depois sobre o q eu falei hehe, to enlokecendo.

watchmen ainda é uma incógnita pra mim entende? nunca tinha ouvido falar ateh ocorrer uns boatos sobre a adaptação e eu ver a edição capa dura da HQ que lançaram. tenho vontad de comprar ateh hoje.

sobre a parte q vc disse do começo, eu tb sou assim sab. a maioria dos filmes q começam desse jeito eu jah olho pro canto e penso "iiii..."

[ps. vc descobriu o desenho hehe, coloquei a resposta lá no blog]

flw
abraçoo

e continua com o blog sim, o meu tah meio estranho, nem atualizo d vez enquando mas ainda tá lá.

Anônimo disse...

This paragraph is genuinely a good one it assists new web users,
who are wishing in favor of blogging.

Feel free to visit my web-site :: コーチ 時計