23 de out. de 2009

Dica de documentário: Boy Interrupted

Boy Interrupted (HBO Films, 2008) é um documentário que levanta questões. Por que Evan Scott Perry, um garoto de 15 anos, decidiu cometer suicídio? Por que ninguém conseguiu ajudá-lo a tempo?

O filme procura encontrar as respostas ao mostrar a vida que Evan levava, através da edição de imagens reais captadas pela câmera da família, desde o nascimento até poucos dias antes de sua morte. É um documentário perturbador, produzido pelos próprios pais, cineastas, que nos mostra o jovem em momentos íntimos e em sua luta contra o transtorno bipolar depressivo.

Mas o que leva uma mãe a fazer um documentário sobre a morte do próprio filho? Não sei, mas Boy Interrupted se mostra um documentário único, cujo processo de filmagem parece causar um sentimento de desespero tanto para a família quanto para o telespectador.

Danna Perry juntou inúmeras filmagens, fotografias e depoimentos de pessoas próximas para contar a história do filho, Evan: sua depressão, sua vida e sua morte, e o impacto dela na vida das pessoas que o amavam.

As imagens caseiras nos proporcionam momentos de reflexão e revelações, além de angústia. É uma história essencialmente humana, mais comum do que gostaríamos, e provavelmente o pior pesadelo de uma mãe ou de um pai.

Boy Interrupted está em cartaz na HBO e HBO2. Clique aqui para conferir as próximas exibições.

16 comentários:

Douglas Ibanez disse...

Nossa..
esse documentário deve ser realmente pertubador..
Para os pais fazerem isso, deve ser uma coisa que .. nossa, sem explicação, a dor que pais passam com a morte de um filho é inexplicável e jamais poderá ser medida..

abraço

Marilis Dutra disse...

Deve ser muito foda esse documentario(Desculpa a expressão) mas acho o que a levou fazer o documentário é paa alertar os outros pais abrirem os olhos e da mais atenção aos seus filhos!! Uma atitude memoravel
=Pp

Paulo Alt disse...

concordo inteiramente com os comentários do Douglas e Marilis. uma atitude diferente.
um tipo de documentário q eu pararia pra assistir. deve ser bem interessante, e triste claro, pelo fato de ser "levado" a frente pela HBO tb. assistiria mais pelo fato de querer saber se realmente consegue desvendar essas questões e o sentimento do rapaz, e não só pelos olhos alheios q mtas vezes se pegam apenas aos questionamentos simples do "pq" e se esquecem de suas razões. nunca tinha ouvido falar. vlw pela dica.
abraço

Paulo Alt disse...

ps. de suas razões, mesmo que, de alguma maneira, isso fosse desencadeado pelo transtorno.
vou procurar mais sobre esse

Cristiano Contreiras disse...

Preciso ver, estava ate comentando sobre ele agora com o Paulo[ALT], parece ser muito interessante! ...e triste? bom, reflexivo deve ser. ABS

Adriana Anjos disse...

Acabei de assistir ao documentário e estou impressionada! Queria saber o leva uma criança a se matar, eu achava q a culpa era sempre dos pais, mas c o decorrer do filme, vi que Evan tinha problemas serissimos desde de criança e com o tratamento ele veio a melhorar, até pensei q ele tinha melhorado, mesmo sabendo qual seria o final do filme, mas nao melhorou. Os pais nao deveriam suspender o remedio dele, estou chocada ainda, e fico me perguntando pq as crianças daqui nao cometem suicidio? Algo está errado.

Unknown disse...

Também acabei de assistir, e o que me vem na cabeça é: como uma criança pode ter depressão? Para esse menino a idéia de se matar era muito intensa, muito presente na sua vida, os pais, coitados, tentaram de tudo. Realmente muito doloroso esse filme, de arrepiar!!

Ana disse...

Assisti hoje ao documentário e foi algo que me levou às lágrimas. Chorei pela dor daquela mãe e chorei pela dor daquela criança. Conheço alguém que sempre me deixa apreensiva quanto à possibilidade de suicídio, mas me sinto impotente pra ajudá-lo. Assim como Evans, ele é inteligente e muito intenso. Chorei por ele também...

leilane medeiros disse...

eu também acabei de assistir a esse documentário logo quando comecei a mudar de canal na TV a cabo achei que seria um documentário chato, sabe?
mais quando comecei a ver de verdade me envolvendo na história dessa familia achei super interessante, quase me leva as lágrimas, mais quem não iria com essa história?
ás vezes me pergunto como uma criança poderia ter DEPRESSÃO como o terapeuta do filme fala que eles ainda estavam descobrindo a depressão em crianças, mais tudo bem até ai. mais eu acho que alguma coisa deve ter acontecido com ele. o pai dele já passou por isso com o irmão é muito dificil conviver com isso deve ser horrível!
beijos :*

Unknown disse...

bom. a maioria dos casos de depressão vem pela genética. e o Transtorno Bipolar tb. como o irmão do pai dele teve, era provavel que um dos filhos dele tivesse! pessoas com histórico de depressão na familia têm mais tendência a desenvolve-la, assim como outras doenças mentais relacionadas! eu tenho depressão! minha mãe tem! e boa parte da família dela. o que quero dizer, às vezes não precisa de um real motivo. mas vivendo nesse mundo de hoje o raro é quem não tem! o Evan só foi um de milhares! muito interessante o documentário.

Anônimo disse...

poxa eu queria ver esse documentario, nao possuo tv a cabo, como posso encontrar-lo???

Anônimo disse...

Meu Deus, esse documentário me deixou com os nervos a flor da pele, fiquei extremamente preocupada, tenho uma menina de 4...Gostaria de rever o documentário, mas ñ estou conseguindo ver a data...Queria muito copiar o que ele deixou escrito e passar essa história aos meu colegas professores...

Marilú disse...

Esse comentário...Meu Deus, esse documentário me deixou com os nervos a flor da pele... Fui eu quem o escreveu...Se alguém tiver o q Evans deixou registrado me mande...mariluqg@yahoo.commx

Sonia disse...

Assisti ontem esse Documentario, me senti um pouco mal pela morte do Garoto, sou Bipolar e compreendo perfeitamente os sentimentos dele. Só quem é realmente sabe o que sente.

Unknown disse...

anônimo, por favor, onde encontrou o filme?
Obrigada

Unknown disse...

Gente eu tenho que fazer um relatório sobre esse filme e não estou conseguindo baixar.
Alguém sabe onde posso encontrar?
obrigada.