21 de out. de 2009

Um grande filme sueco

Muitos bons filmes europeus acabam passando despercebidos no Brasil, principalmente pelo fato do público brasileiro ainda ser muito bitolado apenas com os filmes norte-americanos... Infelizmente, uma vez que milhões gastos em efeitos especiais e atores famosos não são garantia de uma boa história.

Porém, ainda existem algumas boas (mas poucas) locadoras de vídeos cujos acervos ainda prezam também pelo bom gosto e alguns canais de tv (esses bem poucos) que às vezes nos contemplam com uma seleção de filmes interessantes - é possível, e aconselhável, curtir os vários estilos de filmes.

Ontem à noite eu estava zapeando pela tv quando me deparei com Raízes do Mal (Ondskan, Suécia - 2003) começando no canal Maxprime. Resolvi assistir, afinal a sinopse oferecida prometia, dizendo que o filme havia sido indicado a diversos prêmios internacionais.

A trama básica gira em torno de Erik Ponti (Andreas Wilson), um adolescente que sofre agressões físicas do pai e, como consequência, se torna um jovem violento e solitário. Após ser expulso do colégio, devido a uma briga, Erik é mandado pela mãe para uma instituição de ensino tradicional, onde somente os filhos de pessoas ricas e influentes estudam. Antes de partir, porém, ele promete à mãe que irá terminar seus estudos sem se envolver em mais confusões.

Lá, ele cria uma grande amizade com seu colega de quarto, um rapaz totalmente diferente de Erik - principalmente no temperamento. Mas conforme os dias se passam, Erik começa a vivenciar diversas situações de humilhação e injustiças por parte dos alunos mais velhos (monitores) que controlam os mais novos e possuem um código próprio de regras que ultrapassam os limites da ética e do bom senso.

Esses alunos agem de maneira violenta com Erik e seus amigos sem serem reprimidos pelos dirigentes, devido à influencia de suas famílias. Assim, Erik se vê em uma situação difícil: cumprir a promessa feita à mãe ou lutar contra os maus tratos e injustiças.

Raízes do Mal, que nos EUA ganhou o título de Evil, é um filme que nos causa uma certa inquietação desde o começo. Inquietação que vai se transformando em revolta. Em certos momentos dá vontade de pular para dentro da tela e ajudar o protagonista a encher alguns personagens de porrada. Perturbador, o filme conta com uma série de elementos chocantes que nos fazem pensar mas que, ao mesmo tempo, não nos apresenta nada que já não saibamos.

É um retrado de situações que vemos por aí, no nosso dia-a-dia, onde jovens da alta sociedade incendeiam índios Galdinos e, no fim, são protegidos por uma lei falha que se baseia na influência financeira.

O roteirista, Jan Guillou, disse que Raízes do Mal é, basicamente, uma história verdadeira e que Erik Ponti é seu alter ego. Algumas coisas, obviamente, foram acrescentadas para melhorar a trama, mas a violência e o terros psicológico fizeram parte do seu passado real. Aliás, a escola que ele frequentou quando jovem realmente sofreu escandalos sobre violência entre alunos e acabou fechando as portas após um jornal local publicá-los.

Raízes do Mal foi dirigido por Mikael Hafstrom e nomiado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar 2003, mas o roteirista Guillou não pôde comparecer porque não conseguiu visto para entrar nos Estados Unidos.

Trailer com legendas em inglês:

Um comentário:

Minerva Pop disse...

Cara esse filme é sensacional!!!! Assisti a alguns anos , e lembro que na época pirei!

Muito boa lembrança!

Raízes do Mal

Anselmo