21 de set. de 2009

Distrito 9 - apartheid interplanetário

Alguns meses atrás eu criei um post aqui falando sobre o crescimento da indústria cinematográfica na África do Sul, principalmente pelo fato do país oferecer infraestrutura de primeiro mundo a um preço baixo. E a ficção científica Distrito 9 está aí para provar que eu não estava falando bobeira.

A história do filme tem início há 28 anos quando uma nave extraterrestre 'estaciona' sobre a cidade de Joannesburgo, na África do Sul, por falta de combustível. Impedidos de voltar ao planeta de origem, os alieníginas se tornam refugiados em uma grande área denominada Distrito 9.

Em uma clara referência ao cruel regime racial do apartheid, onde os negros não podiam frequentar os mesmos lugares do brancos, os extraterrestres, cuja aparência é semelhante a um camarão humanizado, também são discriminados pela população terrestre e pelo governo.

Conflitos são iniciados quando o principal opositor à presença dos alienígias na Terra entra em contato com uma substância desconhecida e passa a sofrer alterações genéticas; e a empresa responsável por monitorar o Distrito 9 quer na verdade produzir armas com a tecnologia extraterrestre.

O longa, dirigido pelo sul-africano Neill Blomkamp e produzido por Peter Jackson, foi filmado nas periferias reais de Joannesburgo, mais precisamente na township (a favela de lá) Soweto, ao custo de 30 milhões de dólares e usando atores completamente desconhecidos. Como todo bom azarão, Distrito 9 recebeu inúmeros elogios da crítica especializada e arrecadou até agora mais de 110 milhões de dólares apenas nos Estados Unidos, pagando todo seu custo de produção já no final de semana de estreia.

Blomkamp criou a história inspirado na sua infância sob o regime do apartheid e nas recentes perseguições a imigrantes do Zimbábue que ocorreram na África do Sul.


Filmado com o intuito de parecer um documentário real, Distrito 9 recebeu nota máxima de revistas como Variety e Hollywood Reporter, sendo considerado a mais criativa ficção científica da década.

Confira o trailer:
District 9
Enviado por victorvharo. - Temporadas completas e episódios inteiros online

O filme deve estreiar no Brasil no final de Outubro.

Um comentário:

Paulo Alt disse...

os caras cada vez mais inventam coisas meio sem definição, meio doidas no mínimo. lembrei da nova série q vai ao ar, o remake do V - A Batalha Final. e tb lembrei do seu post anterior sobre a África. e eu tenho uma camiseta com o nome dessa cidade escrito na frente, nunca ia adivinhar q era lah.
achado curioso esse seu.
abraçooo