11 de abr. de 2009

5 filmes com vampiros...

Os vampiros estão na moda - o livro mais vendido e o filme mais comentado do ano passado têm como personagens principais os sanguessugas - mas não é de hoje que o cinema explora o tema em suas produações. Friedrich W. Murnau já havia dado vida ao famoso personagem de Bram Stoker, Drácula, em seu filme de 1922, Nosferatu, quando o cinema mudo apenas engatinhava. Abaixo cinco filmes de vampiro que valem a pena assistir - estão na ordem da minha preferência:

01. Entrevista com o Vampiro (Interview with the Vampire, 1994): surpreendentemente, apesar de ser Tom Cruise no papel, Lestat é, na minha opinião, o único vampiro capaz de ameaçar o trono de Drácula em matéria de maldade. O filme, baseado no livro de Anne Rice, conta ainda com Brad Pitt, Antonio Banderas, Kirsten Dust e Christian Slater.


02. Um Drink no Inferno (From Dusk Till Down, 1996): Quentin Tarantino e George Clooney interpretam dois assaltantes/assassinos que quando param em um bar no meio da estrada se vêem entre uma cova de vampiros - e é aí que a diversão começa, pelo menos para a gente. Mais um clássico da parceria Tarantino - Robert Rodriguez que conta ainda com Juliette Lewis e Salma Hayek.


03. Garotos Perdidos (The Lost Boys, 1987): o que acontece quando você pega dois ícones dos anos 80 - Corey Feldman e Corey Haim - e os coloca em um mesmo filme sobre vampiros? Um filme assustadoramente divertido. E ainda temos Kiefer Sutherland como o líder dos sanguesugas. Perdi a conta de quantas vezes já assisti esse filme.


04. Drácula, de Bram Stoker (Bram Stoker's Dracula, 1992): um roteiro brilhante em uma produção com altos e baixos. Apesar de dirigido por Francis Ford Coppola e de possuir um elenco encabeçado por Anthony Hopkins (Van Helsin), Winona Ryder (Mina) e Gary Oldman (Drácula), o filme peca em alguns momentos cruciais: cenários falsos demais, Keanu Reeves!, e a tentativa de fazer a audiência sentir dó do vampiro. Mas ainda assim, vale a pena.


05. Crepúsculo (Twilight, 2008): ok, a dupla de protagonistas vive um romance açucarado demais, mas tirando as partes 'vou cortar meus pulsos' (o que nâo seria uma boa idéia perto de vampiros) o filme tem lá seus bons momentos. E ninguém esperava que ele fosse fazer tanto sucesso, nem mesmo o estúdio - a produção contou com um orçamento bem apertado, fácil de se notar nos efeitos especiais.

8 comentários:

Eu, Thiago Assis disse...

dos citados só assisti a Crepúsculo, mas o filme não é muito bom não (na minha opinião).

o sucesso só veio por causa do livro, que já havia levantado o moral da história (quase) contada no filme.

=]


www.thiagogaru.blogspot.com

Veiga disse...

é mesmo... vampiros e Índia estão na moda.

Bela disse...

Gostei bastante do seu blog. Bem escrito e com opinião bem definida.
Quanto aos filmes de vampiros nenhum supera o de Bram Stoker. Já ouviu falar numa comédia chamada "A dança dos vampiros", de Roman Polanski?
Voltarei sempre!

Unknown disse...

cara, um drink no inferno é surreal! muito bom. pena que as continuações não mantiveram a dupla tarantino-rodriguez...

ótimo blog! vou acompanhar.

abraço

Anônimo disse...

é os vamp estao na moda...acho q vc se esqueceu de citar anjos da noite, q tem ate uma continuacao q vai estreiar nos cinemas (acho q o nome é esse mesmo). abraco, na.

Unknown disse...

baianim, muito bom seu blog, mas faltou um filme de vampiro, eu tenho aqui rs só que é daquele estilo que eu gosto, filme ruim, mas no meu modo de analisar, é otimo rs abraço, minero

Unknown disse...

esse crepusculo parece ser emomovie... kkk nao vi ainda

THE LOST BOYS ! UP!!!! O MELHOR!

marina disse...

tirando crepúsculo, que não assiti, só deixaria de fora da lista o "um drink no inferno". achei meio boçal demais - desculpe!
isso sem falar em machista, mas aí entramos em outra - longa - discussão.

e siiiiim... 'lost boys"! atoooooron! :D

- ah, arruma ali a numeração, tem dois #4!