8 de abr. de 2009

Os 10 mandamentos do cinema...

Eu acho que quando vou ao cinema posso ser considerado um pequeno facista. Muitas vezes minhas incursões - por assim dizer - àqueles cinemas dentro dos shopping centers não acabam sendo apenas diversão e relaxamento, mas também motivos de irritação. Irritação com o comportamento de alguns tipos sempre presentes: falação, celulares, entra e sai, críticas fora de hora. Reação exagerada da minha parte? Talvez. Mas eu pergunto por que, POR QUE diabos algumas pessoas vão ao cinema quando estão sem o mínimo interesse em assistir ao filme?

Eu lembro de ter lido a algum tempo atrás um texto da revista Empire que falava exatamente sobre isso. O texo, cujo autor também pensava como eu, apresentava uma lista que seriam os dez mandamentos a serem seguidos por todas as pessoas que vão ao cinema. E eu ainda acho que eles deveriam ser impostos sob a ameaça de algum tipo de tortura bíblica. Era algo mais ou menos assim:

1. Não usarás aquele cabelo 'da moda' que forma uma barreira sobre a sua cabeça e tampa minha visão.
Eu realmente não me importo se você gastou dinheiro no cabelereiro tentando ficar parecido com aqueles ventrílocos da banda McFly. Eu não preciso passar o filme inteiro tentando achar uma brecha para poder enxergar a tela.

2. Não gritarás frases de encorajamento ao protagonista do filme.
Qual é o seu problema? É um filme! Uma experiência unidirecional onde o Daniel Radcliff não irá te escutar. Mas se você é brasileiro não vou pegar pesado, afinal esse comportamento pode ser uma anomalia causada pela constante exposição às novelas da Glória Perez.

3. Não usarás os m&m's da loja como armas rudimentares de guerra.
Se você levou seu pequeno Lex Luthor ao cinema, garanta que os doces dele não se transformarão em mísseis teleguiados cujos alvos são as cabeças das outras pessoas.

4. Não levantarás para ir ao banheiro enquanto o filme ainda estiver passando.
Eu não ligo se você tem a bexiga solta, você não vai levantar e obrigar toda a fileira a fazer o mesmo para você poder passar. Da próxima vez pense antes de beber aquele balde de 5 litros de Coca-cola.

5. Não atenderás o celular durante o filme.
Sobre essa regra não há o que discutir.

6. Não usarás os dois apoios laterais do assento ao mesmo tempo.
Seu braço não está mais cansado que o meu. E outra, os encostos possuem porta-copo e eu posso muito bem querer usá-lo, portanto, também aconselho a não ocupá-lo com outra coisa se não copo.

7. Não conversarás sem parar com a pessoas ao lado, não importa quão chato seja o filme para você.

Apenas obedeça, ok?! Se você não está gostando do filme é só sair da sala - em silêncio. E se está afim de bater-papo: www.uol.com.br/batepapo.

8. Não apoiarás os pés na poltrona da frente.
Ninguém é leve o suficiente para não mexer a cadeira. E ninguém que está sendo sacudido é paciente o suficiente para não jogar algum material metálico no meio da sua testa caso você insista com esse comportamento.

9. Não sentarás na minha frente enquanto ainda restarem diversos assentos vazios.
Ache-se no direito de não seguir este mandamento e neste caso eu me acharei no direito de fazer exatamente o que não se pede no ítem 8.

10. Não deixarás seu saco de pipoca e copo de Coca jogados no chão da sala.
Não importa se o cinema possui faxineiras, existem cestas de lixo no caminho da saída.


Eu tenho certeza que existem outros casos plausíveis de serem mandamentos, mas é tradição terminar a lista no décimo ítem. Portanto, deixarei possíveis adições a seu critério. Encontre o Moisés dentro de você e vamos tentar transformar as salas de cinema em templos de serenidade e diversão. Amém.

7 comentários:

Unknown disse...

rs
gostei
^^

se puder
http://sonabrisa.nomemix.com/

Cyntia Bravo disse...

Que perfeito. São exatamentes essas as dificuldades de se manter contato com o mundo exterior para mim. Ninguém respeita o espaço alheio. RS*
Rindo muito, visualizando todas essas cenas. Rs*
Obrigada pela visita!
XD
Cyn

Unknown disse...

Concordo em genero, número e grau....

Danni disse...

"Não usarás os m&m's da loja como armas rudimentares de guerra."

Quando mais nova eu fazia isso, hoje concordo que é irritante!

___________________________
http://lapsosdesonhos.blogspot.com/

Bruno Marcel disse...

curti seu blog cara, adoro cinema, da uma olhada no meu blog v se vc curte e me acompanha ^^

abraços!

www.mynomeisbruno.blogspot.com >> Brasa Na Boca

Anônimo disse...

apoiado!!!! existem pessoas q nao deveriam passar pela porta do cinema. na

Taís disse...

Breno, se quiser uma calculadora de chocolate na versao brasileira, tem da Immaginaruim! hehehe
bjoss!