9 de abr. de 2009

O Clube dos Cinco

"Querido Sr Vernon, nós aceitamos o fato de sacrificar nosso Sábado na detenção por seja lá o que tenhamos feito de errado. Mas nós achamos que você é louco por fazer a gente escrever uma redação dizendo quem nós achamos que somos. Com o que você se importa? Você nos vê como quer... do jeito mais simples e conveniente. Você nos vê como um cérebro, um atleta, um problema, uma princesa e um criminoso. Estou certo? Era como a gente também se via às sete horas desta manhã. Nós estávamos alienados".

É com esta carta que começa o filme Clube dos Cinco (Breakfast Clube, 1985), história que acompanha cinco alunos -
Andrew (Emilio Estevez), Brian (Anthony Michael Hall), Clair (Molly Ringwald), John (Judd Nelson) e Allison (Ally Sheedy) - cumprindo um Sábado de detenção na escola. No final, devem entregar uma redação que responda à pergunta 'como você se vê?'.

Apesar de se conhecerem de vista, os cinco pertencem a grupos diferentes, e passam as horas que se seguem de diversas maneiras: dançando, perturbando uns aos outros, contando histórias, brigando, fumando maconha. Aos poucos, começam a se abrir e a revelar seus segredos. Mas apesar desse indício de amizade, eles revelam também o medo de que após a detenção nunca mais irão se falar.


Como concenso, Brian é o escolhido para escrever a redação. Existem duas versões dela, uma lida no início do filme (a que citei acima) e outra lida no final, com um pequena diferença que ilustra de forma sutil a mudança na forma como os cinco se veem - suas atitudes e perspectivas mudam no decorrer do filme. Ao final, Brian assina a redação como O Clube dos Cinco (The Breakfast Club).

O Clube dos Cinco teve grande impacto nos filme para adolescentes que se seguiram, assim como na cultura popular dos anos 80, e até hoje é lembrado e citado em diversas outras produções.

Seus atores também colheram os frutos do sucesso momentâneo mas, assim como Hollywood fez com a maioria das estrelas teen dos anos 80, logo começaram a conseguir apenas trabalhos pequenos ou migraram para a tv. Ainda assim, O Clube dos Cinco permanece como um dos clássicos daquela que foi uma das décadas mais originais do cinema.


Abaixo o trailer do filme:

Um comentário:

Mª Coisinha disse...

amo³!
inclusive tenho em dvd, comprado nas americanas por aquele precinho super amigo!

don't you - tarararan - forget about me!
don't - don't - don't - don't - don't you...